Como praticar Yoga em casa – Parte 2 – Respiração Completa

Seguindo as dicas da minha aluna de YMA (Yoga Massagem Ayurvédica) Veda Bakti mais o meu toque pessoal, seguem dicas preciosas para quem quer praticar Yoga em casa.

Estas dicas são voltadas para alunos iniciantes.

Devemos ter um local tranquilo, silencioso e limpo, onde não seremos incomodados, deixe o telefone longe de você e cuide para que nada o interrompa. Pelo fato de estarmos em nossa casa, devemos ter o maior cuidado para que os fatores externos não nos incomodem, até os bichinhos que tanto amamos devem estar em outro local (vai que o gatinho resolve querer carinho justamente nessa hora=)).

Após entoar seu mantra favorito vamos a segunda parte e uma das mais importantes, a Respiração Completa.

Importante por que será justamente esta parte que estará presente em todas as práticas, antes durante e depois. É assim que se respira quando se pratica Yoga. E como a Veda falou: “esta sequencia ajuda a gente a respirar direito apenas pelas narinas e não mais pela boca como algumas pessoas fazem, respirando profundamente elimina insonia, stress e ansiedade”. Mas ainda completo que os benefícios da respiração correta vão muito além…

Abaixo um texto muito bom sobre a nossa respiração:

“A respiração é uma ferramenta fundamental para qualquer pessoa.Conhecer o seu padrão respiratório e tomar consciência de sua respiração é fundamental para promover saúde e vitalidade para desenvolver concentração e para criar um sentimento de conexão.

Existem quatro modalidades diferentes de respiração.

respiração baixa ou abdominal;
respiração média ou intercosstal;
respiração alta ou clavicular e
respiração completa.

A respiração completa é a mais importante pois é a combinação das três anteriores.

Respiração Baixa
Permite um maior fluxo de ar e exige o mínimo de esforço.Equivale aproximadamente 60 % da capacidade pulmonar. Ela é a base para a todas as demais.Desenvolvendo esta respiração consciente consegue se livrar das condições emocionais mais densas, promove vitalidade e aumenta a capacidade pulmonar.Além disso promove um massageamento nos órgãos abdominais ( fígado, coração) melhorando o funcionamento da flora intestinal.

Respiração Média
A respiração média equivale a 30% da capacidade respiratória.Nessa respiração utilizamos a estrutura ósseo- muscular do tórax para os lados com o trabalho do diafragma.Ao aprender o movimento dos músculos intercostais possibilitamos uma expansão lateral do tórax ampliando e desenvolvendo a consciência respiratória.
Esta respiração promove estabilidade emocional e gera um bem estar.

Respiração Alta
Acontece na região clavicular, na parte superior do torax.
Geralmente a maioria das pessoas respira desta forma.
Utilizamos 10% desta respiração, contudo, deve-se evitar elevar os ombros ou força-los para trás.
Este pránáyáma é muito importante para arejar os pulmões, desenvolve a concentração e determinação.

Respiração Completa
Todo o aparelho respiratório funciona com amplitude e assimila uma quantidade maior de energia.Utilizando 100% desta respiração enaltecemos a nossa personalidade, desenvolvemos nosso poder de realização e nos tornamos mais conscientes.”

( texto Rosângela de Castro – Respiração Total)

Tem este vídeo que achei fantástico, dá para treinar junto com ele e posso afirmar, treine! Respirar direito não é tão fácil como se imagina! Então treine bastante, nunca se esqueça desta parte e treine ainda mais!

Em seguida vamos para a parte 3 – prática de Yoga com Ásanas (posturas)

Atenção:

Essas orientações não substituem a orientação presencial de um profissional habilitado em Yoga, essas dicas foram reunidas mediante a dificuldade de algumas pessoas em frequentar aulas, caso sinta dores ou cansaço exagerado após as práticas pare imediatamente.

Segue a lista de links da série “Como praticar Yoga em casa”

Como praticar Yoga – parte 01 

Como praticar Yoga – parte 02

Como praticar Yoga – parte 03

Como praticar Yoga – parte 04

Anúncios

2 comentários em “Como praticar Yoga em casa – Parte 2 – Respiração Completa

  1. maria da aparecida conceição disse:

    pratico yoga , mas gostaria de praticá-la em casa também, por isso minha busca de aulas online, foi ótimo, resido no interior do Rio e nem sempre se encontra bons espaços para yoga.Obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s