Como praticar Yoga em casa – Parte 3 – Posturas (Ásanas)

Seguindo as dicas da minha aluna de YMA (Yoga Massagem Ayurvédica) Veda Bakti mais o meu toque pessoal, seguem dicas preciosas para quem quer praticar Yoga em casa.

Estas dicas são voltadas para alunos iniciantes.

Devemos ter um local tranquilo, silencioso e limpo, onde não seremos incomodados, deixe o telefone longe de você e cuide para que nada o interrompa. Pelo fato de estarmos em nossa casa, devemos ter o maior cuidado para que os fatores externos não nos incomodem, até os bichinhos que tanto amamos devem estar em outro local (vai que o gatinho resolve querer carinho justamente nessa hora=)).

Depois que estivermos bem conectados à prática, ou seja, com a mente e corpo relaxados, desligados do mundo exterior e dos problemas iremos passar para a prática de Ásanas, que são as posturas do Yoga.

A Veda recomenda que se repita cada postura por 3 vezes, fazendo pelo menos 3 respirações completas, mas é claro que o tempo de permanência em cada uma é pessoal, se tiver mais resistência, fique mais tempo! Mas sempre respirando, nada de prender a respiração para fazer força!

Por dia podemos praticar uma média de 4 ásanas, seguidos de uma auto massagem no corpo todo. Finalize na posição Shavasana, que é simples, deitada de barriga para cima e olhos fechados  por uns 10 min. Complete sua prática com uma breve meditação e um mantra.

A prática dura em média 1 hora.

Dicas importantes:

– Respeite seu corpo e seus limites, você verá por exemplo uma postura que vai encostar as mãos nos pés, se você não consegue, não leve as mãos até os pés, mas é importante tentar ir no máximo possível e ir aumentando aos poucos.

– Olha atentamente cada detalhe das posturas como posição das mãos e pés, onde está a cabeça, qual a inclinação da coluna, etc… O objetivo é que você se aproxime ao máximo do objetivo que é a postura como está em cada imagem.

– A respiração é o segredo do negócio.

– Organize-se em fazer primeiros as posturas sentadas, depois deitadas e depois de pé, não transforme sua prática numa bagunça.

Estes são os ásanas recomendados para quem está começando. Lembrando que mesmo sendo para iniciantes, muitos não conseguirão fazer exatamente como está na imagem, mas com a prática, em breve este objetivo é alcançado.

Em seguida vamos para a parte 4 onde continuarei a falar sobre a prática de Yoga.

Atenção:

Essas orientações não substituem a orientação presencial de um profissional habilitado em Yoga, essas dicas foram reunidas mediante a dificuldade de algumas pessoas em frequentar aulas, caso sinta dores ou cansaço exagerado após as práticas pare imediatamente.

Segue a lista de links da série “Como praticar Yoga em casa”

Como praticar Yoga – parte 01 

Como praticar Yoga – parte 02

Como praticar Yoga – parte 03

Como praticar Yoga – parte 04

Ustrasana

Ustrasana

Sashaungasana

Sashaungasana

janu sirshasana

janu sirshasana

Gomukhasana

Gomukhasana

dandasana

dandasana

Balasana

Balasana

Adho mukha

Adho mukha

bandhasana

bandhasana

bhujangasana

bhujangasana

dhanurasana

dhanurasana

kumbhakasana

kumbhakasana

matsyasana

matsyasana

viparita karani

viparita karani

anjaneyasana

anjaneyasana

utkatasana

utkatasana

Padahastasana

Padahastasana

parivrtta

parivrtta

virabhadrasana

virabhadrasana

vrikshasana

vrikshasana

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2 comentários em “Como praticar Yoga em casa – Parte 3 – Posturas (Ásanas)

  1. Paloma Rodrigues disse:

    Além do site ter um design lindo com cores que clamam as energias espirituais, gostei da informação detalhadamente clara. Parabéns aos criadores!

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