Cromoterapia

Cromoterapia

Cromoterapia

Cromoterapia

A cromoterapia constitui-se basicamente numa ferramenta para harmonizar ou curar diversos distúrbios orgânicos e emocionais através da utilização das cores.

História
A cromoterapia é um dos muitos tratamentos que herdamos da antiguidade, de civilizações como o Egito antigo, Grécia, Índia ou China, onde aplicações terapêuticas foram comprovadas através da experimentação constante e verificação de resultados.
No Egito, estudos arqueológicos encontraram templos construídos de forma que a luz solar irradiasse cores no seu interior das salas. Construíram uma cidade de nome Heliópolis (cidade da luz), onde as cores eram aplicadas em diversos tratamentos, os médicos, após o diagnóstico encaminhavam seus pacientes a salas onde se irradiava a cor necessária para o doente. Os sacerdotes utilizavam magia com cores para obter efeitos de cura dos mais variados, e isso é usado até hoje pelos praticantes de magia. Acredita-se que determinadas cores são forças ativas de seres físicos, mentais e espirituais.
Um importante cientista, Albert Szent-Gyorgyi, prêmio Nobel, expôs algumas enzimas e hormônios aos efeitos das cores e detectou mudanças específicas com cada cor.

Cromoterapia

Cromoterapia

De quarenta anos para cá, pesquisas mais intensas vêm desenvolvendo o tratamento por cores, pesquisadores russos são autoridade máxima nesse assunto, abriram um grande campo para a utilização das mesmas, demonstrando que até mesmo pessoas cegas são sensíveis aos efeitos das cores. Os cegos conseguiram identificar algumas cores pelo tato. Isso, de alguma forma, indica que as cores não têm apenas efeito visual e sim afetam diretamente os nossos campos de energia, independente da pessoa estar enxergando ou dormindo.

Como age a cromoterapia
O nosso planeta e todas as suas criaturas são envolvidos pela saudável luz do sol, a luz não é somente um dos componentes básicos para a sobrevivência dos seres vivos, mas uma das mais importantes fontes de cura disponível para todos. A cor faz parte das radiações solares, cuja luz é composta de numerosas ondas eletromagnéticas, na qual apenas aproximadamente um por cento do total do espectro eletromagnético solar alcança a superfície terrestre. Apenas uma pequena parte deste espectro eletromagnético é visível na forma de luz ou cor enquanto as radiações das outras ondas eletromagnéticas não são visíveis. O fato de termos percebido essas radiações significa uma resposta à luz visível, essa resposta à luz, desde o início da existência do homem está fortemente enraizada em nosso sistema nervoso.

Cada uma das cores emite uma vibração diferente que interfere no campo energético dos seres vivos, sejam humanos, animais ou plantas, exercendo uma influencia específica nas reações físicas e emocionais. Esse campo vibratório determinaria a sua influencia através da modificação do padrão vibratório molecular do campo energético dos seres vivos, isso explica fatos como pessoa de olhos vendados seres diretamente influenciadas. A cromoterapia age, assim como a musicoterapia que tem efeitos análogos, quer o indivíduo queira ou não.

Cromoterapia

Cromoterapia

As pesquisas científicas aceitam hoje duas diferentes teorias, uma, mais aceita pela psicologia seria esta que compreende o efeito das cores como resultado da interferência do campo vibratório da cor no campo energético sutil ou aura dos seres vivos.

Outra teoria, esta mais aceita no meio científico, explica que o efeito das cores é resultado de modificações que as mesmas promovem no sistema nervoso. O estímulo colorido, depois de captado pelos olhos é conduzido ao cérebro onde ocorrem transformações bioquímicas que resultam em sensações psíquicas e somáticas, como a sensação de leveza do branco, a suavidade do amarelo, a estimulação do vermelho, este mesmo estímulo colorido também resulta em manifestações fisiológicas como as mudanças de pressão arterial, batimentos cardíacos, aumento ou diminuição de dores, espasmos, etc.

Esta teoria segue o caminho da ciência moderna, porém não explica diversos mecanismos bioquímicos relacionados aos efeitos das cores, como também não explica os efeitos apresentados por animais, planta e pessoas com olhos vendados ou cegos submetidas a projeções de luz colorida.
A cromoterapia não revive células mortas, o tratamento com cores auxilia a restaurar e recuperar as células debilitadas, estimula a capacidade regenerativa, bem como a formação de novas células.

Utilização
Hoje em dia as cores estão sendo amplamente utilizadas devidas aos seus inúmeros efeitos terapêuticos, maternidades utilizam a luz azul no tratamento de crianças com icterícia, nos estados unidos algumas celas foram pintada de cor de rosa para abrigar presos violentos, estes ficaram calmos em pouco tempo além da notável redução da força muscular mostrando que a cor tem efeitos físico e emocionais.

Existem diversas maneiras de se aplicar à cromoterapia, as cores podem ser visíveis ou não, podendo ser aplicadas até mesmo mentalmente.
Quando estamos com uma roupa de cor específica, seu efeito não age através da incidência de luz que atravessa o tecido e penetra na pele, pois isso não ocorre, o efeito se dá no meio em que a pessoa se encontra, no ambiente, e nela mesma através da vibração que a cor carrega. Há vários motivos que nos levam a escolher uma cor específica, nosso ânimo ao acordar é um deles, influenciado pelos dias anteriores ou até mesmo por sonhos. A cor da roupa produz uma reflexão que atinge a visão das pessoas, quando nos olham a primeira impressão é da cor que estamos emitindo.

Cromoterapia

Cromoterapia

Todos temos cores na qual gostamos mais, nos identificamos com determinadas cores porque possuímos na nossa alma a mesma vibração desta ou daquela cor, assim sendo, buscamos inconscientemente o contato com essas cores. Existem também casos de aversão a determinadas cores pelo que elas transmitem. A cromoterapia em certos casos expõe o individuo a determinada cor com o objetivo de alterar características da personalidade.

Tratamentos
Existem diversas formas de utilização para a cromoterapia, sendo todas muito simples e seus benefícios facilmente alcançados, porém é importante lembrar que o uso das cores deve ser direcionado por um terapeuta especializado que saberá indicar o tratamento correto, visto que algumas cores possuem contra indicações como veremos adiante. O tempo de aplicação de cada cor varia de acordo com a quantidade de cores utilizadas, podendo ser desde cinco até 30 minutos.

Respiração: Esta técnica é baseada na energia psíquica em conjunto com a força da mente, do pensamento. Imagine a cor e inspire profundamente esta cor, associada ao ar e preenchendo os pulmões, espalhando-a por todo o organismo, tinja o corpo todo com esta cor, imagine-a passando pelos músculos, veias, artérias, etc. Ao expirar, basta imaginar as energias nocivas sendo expelidas do corpo.
Energia Luminosa: esta técnica utiliza-se de duas fontes de energia, a luz solar e a elétrica, sendo essas as mais utilizadas na cromoterapia a seguir descritas.
Água Solarizada: utiliza-se uma garrafa ou recipiente de vidro colorido, envolvido com celofane ou com algumas gotas de corante alimentício. Basta deixar este recipiente com água em contato com o sol por algumas horas, os raios solares que atravessarem o vidro serão somente da cor que estiver envolvendo o recipiente, logo, após este processo a água ficará com o magnetismo desta cor. Podendo ser tomada após o processo.
Luz Colorida: utiliza-se um bastão ou lanterna com filtros da cor específica na qual esta é aplicada em locais determinados. Somente a cor desejada atravessa o filtro colorido, retendo as demais cores atingindo assim os efeitos específicos.

Autoria: Raquel Frota
Para utilizar nossos textos, solicitamos a gentileza de citar a fonte e autor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s