Chakras

Chakras

Chakras

A palavra chakra vem do sânscrito e significa roda, círculo ou movimento e é essa a definição básica de um chakra, tem aparência de uma roda girando.

Quando os chakras estão inativos assemelham-se a rodas; quando despertam, eles tomam a aparência de uma flor (lótus) aberta, irradiante, colorida pela freqüência da energia das pétalas.
O que são os chakras e para que servem?

Chakras são centros energéticos do nosso corpo que funcionam como portais de energia fazendo a captação, contenção e distribuição desta energia para todos os corpos energéticos que possuímos, também são responsáveis pela formação do corpo espiritual, são centros de consciência e podemos considerá-los os órgãos da nossa alma. Cada chakra contém um mantra, uma cor, uma divindade protetora, uma forma geométrica e uma função.
Uma frase de Anagarika Govinda: “Enquanto que, de acordo com as concepções ocidentais, o cérebro é a sede exclusiva da consciência, a experiência yogue mostra que nossa consciência cerebral é apenas ‘uma’ entre muitas formas possíveis de consciência, e que esta consciência, de acordo com suas funções e natureza, pode ser localizada ou centralizada em vários órgãos do corpo. Estes ‘órgãos’ que coletam, transformam e distribuem as forças que fluem através deles são chamados de chakras ou centros de força. Deles irradiam correntes de força psíquica, comparáveis aos raios de uma roda ou às pétalas de um lótus”.

Na prática diária utilizando diversas ferramentas de cura, o trabalho de equilíbrio do Chakras nos promove uma vida mais sadia em diversos aspectos, tanto físicos como emocionais. Observar como funcionam os nossos chakras proporciona uma verdadeira visão de si mesmo, como um mapa, uma direção a seguir, pois as escolhas individuais são baseadas nos chakras que estão em desequilíbrio e merecendo atenção e direcionamentos.

“Assim refinamos nosso comportamento individual e consciência adotando mecanismos de controle e harmonizando a influência dos chakras. A energia flui e é transformada por eles. O intelecto encontra maneiras de agir e métodos de conseguir o objetivo desejado. Dessa maneira, o mundo não é o mundo exterior, mas o mundo com qual alguém se associa mentalmente.” Harish Johary

Funcionamento

Chakras

Chakras

Seu funcionamento varia de acordo com a energia captada interna e externamente, são extremamente sensíveis podendo mudar de intensidade e direção facilmente. Sua rotatividade pode ser tanto no sentido horário quanto anti-horário variando de acordo com a energia do indivíduo.

Os chakras podem ser considerados rodas da mente que habitam a floresta dos desejos. Os desejos como as próprias rodas são forças motivacionais. Cada chakra é um estágio dos desejos que completam o ser humano, revelando, em cada um, sua influência nas pessoas que estão trabalhando na energia daquele centro em particular. Através do equilíbrio do chakras, em sua própria vida, na prática constante, a pessoa pensa e compreende as situações da vida a partir da referência do chakra. Assim, cada chakra se torna um estágio para a energia expressa no comportamento humano.

História

Os Chakras estão registrados em culturas antigas e referenciados como pontos energéticos utilizados para cura e progresso energético e espiritual.
O Qi Gong ou Acupuntura da China, o Yoga e o Ayurveda da Índia que faz um tratamento com os marmas e outras culturas antigas tinham conhecimento destes pontos e de como trabalhar com eles em beneficio à saúde.
Os nadis seriam correspondentes aos meridianos chineses, assim como prana, ki e chi seriam nomes diferentes para a mesma energia vital.

A noção de chakra faz parte do tantra, onde as práticas e filosofias do yoga estão ligadas e dos princípios ayurvédicos onde os marmas são utilizados em diversos tratamentos.
O objetivo das práticas tântricas é a subida da kundaliní através dos chakras, ativando-os, a fim de se unir no sahashara com Shiva, aqui representado como essência espiritual e desta forma obter a chamada “iluminação”.

Chakras

Chakras

Este estudo Viver Alternativo de chakras baseia-se na filosofia hindu e em escritos sagrados como o Shat-chakra-Nirupana de Purnananda, escritos de Swami Satyananda Sarasvati e nos Upanishads. Os Upanishads são considerados uma parte dos Vedas, a mais antiga literatura canônica do Hinduísmo, que tem sua origem milhares de anos atrás.

Os sete chakras principais

São sete os principais chakras, cada qual correspondendo a um dos sete corpos sutis, porém existem milhares destes centros de energia espalhados pelo corpo acompanhando os nadis. Os principais chakras estão diretamente ligados ao sistema nervoso e as glândulas endócrinas e possuem funções e características específicas.

Para obter uma descrição detalhada de cada Chakra visite o artigo aqui

São divididos em três grupos:
Inferior (1º, 2º e 3º) ligado diretamente ao plano da matéria e as coisas mais palpáveis da vida,
Médio (4º) ligado ao sentimento puro e todas as emoções
Superior (5º, 6º e 7º) ligado aos planos mental e espiritual, as direções mais sutis e voláteis da vida.

Existem três “nós psíquicos” (1º, 4º e 6º) a serem desatados e por onde é liberado o fluxo de subida da energia Kundaliní.

A psicologia moderna e o Yoga enumeram estes nós como três tipos básicos de tensão:
1) Brahma Granti – Tensão física ou muscular, gerada pelo sentimento de culpa por não vivenciar a plenitude do ser. Está ligado Muladhara Chakra.
2) Vishnu Granti – Tensão emocional gerada pelo sentimento de abandono e por não se sentir amado, necessário. Está ligado ao Anahata Chakra.
3) Rudra Granti – Tensão mental ou psíquica gerada pelo sentimento de inferioridade e por não auto conhecimento. Está ligado ao Ajña Chakra.

Chakras

Chakras

Parte Integrante da Apostila do Curso de Chakras com Raquel Frota

Autoria Raquel Frota

Para utilizar nossos textos favor citar o autor e a fonte.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s